O projeto de urbanização do bairro Estâncias Imperiais, na região do Petrolândia, atingiu um patamar relevante no mês de abril. A região, que não tinha sequer asfaltamento nas ruas, tem recebido uma grande obra, que está proporcionando muito mais qualidade de vida para a comunidade local. E as boas notícias não param por aí: em breve, trabalhos de drenagem e pavimentação serão iniciados nas principais vias do bairro vizinho, Solar do Madeira.
As melhorias estruturais estão sendo realizadas nas ruas dos Violinos; das Clarinetas; dos Pianos; dos Trombones; das Flautas; dos Trompetes e dos Teclados. O percentual físico da obra já alcançado até o momento é de 65%. O projeto prevê a urbanização completa das vias do bairro, com drenagem das águas da chuva, terraplanagem, pavimentação asfáltica, instalação de meio-fio, passeio, sarjeta, piso tátil, além de sinalização adequada e iluminação em LED.
O coordenador da obra, Dante Nascimento, descreveu as etapas que estão sendo realizadas neste momento. “A rua dos Violinos já está toda asfaltada, além disso, os serviços complementares estão sendo realizados, com meio-fio, sarjeta, passeio, piso tátil. Nesta semana, vamos iniciar os trabalhos de terraplanagem na avenida dos Teclados, no trecho que vai do início da via até o córrego Bela Vista, que já foi liberado após a drenagem que foi executada, e a continuidade do asfaltamento de todo o trecho, até a Estrada Chicó Mendes, passando pela Trompetes, onde já tem o calçamento poliédrico e será coberto pela camada de asfalto”, disse.
Após a mais recente revisão do projeto, a Prefeitura de Contagem atendeu a um pedido dos moradores do Solar do Madeira e incluiu as duas principais ruas do bairro no andamento das obras. Os trabalhos começarão em maio.“Vamos iniciar, paralelamente, as obras do Solar do Madeira. Faremos intervenção de drenagem e asfaltamento da rua das Garças e das Araras, que foram incluídas na última reformulação do projeto”, anunciou.
Mais de três mil moradores serão diretamente beneficiados com a urbanização dos bairros. Os investimentos são de R$ 9,2 milhões, por meio de financiamento junto à Corporação Andina de Fomento – CAF. De acordo com o cronograma da Secretaria de Municipal de Obras e Serviços Urbanos – Semobs, a expectativa para a conclusão das intervenções urbanísticas no bairro Estâncias Imperiais é até setembro de 2022. Já foram aplicados mais de R$ 4,5 milhões do valor do projeto.
Clique aqui e veja a galeria de fotos.